sábado, março 18, 2006

Alcoolismo debatido na freguesia da Ilha





A Casa do Povo da Ilha promoveu no dia de ontem uma acção de sensibilização subordinada ao tema "Malefícios do Álcool", acção que teve como oradores Jaime Vasconcelos, presidente da Associação Anti-alcoólica da Madeira, e Helena Rodrigues, assistente social no concelho de Santana.
Em debate esteve um problema social, o alcoolismo que afecta muitas famílias na Madeira e que no concelho de Santana não foge à regra e tem também uma grande prevalência, com as habituais consequências no seio familiar, laboral e social.
Jaime Vasconcelos, presidente da Associação Anti-alcoólica da Madeira, levou o seu testemunho aos presentes, tentando passar uma mensagem do modo como as pessoas devem usar as bebidas alcoólicas, pois como referiu "proibir as pessoas de beber não é solução, o importante é saber beber", referiu. Na ocasião, destacou ainda o papel que a sua associação tem tido na reabilitação de alcoólicos na Madeira, com um sucesso de reabilitações que ronda os oitenta por cento.
Esta acção, segundo António Ascensão Trindade, presidente da Casa do Povo da Ilha, entidade promotora do evento, visou sensibilizar a população local para os malefícios do álcool e alertar para os problemas subsequentes deste vício.
Segundo o mesmo, a realização desta acção pretendeu consciencializar a população local sobre o flagelo do alcoolismo que é um hábito e uma doença que ganha mais frequência na sociedade actual, alertando para os problemas que o alcoolismo traz não só para o alcoólico como também para todo o meio envolvente, a família, a comunidade e o grupo de trabalho, referiu ao DIÁRIO o presidente da casa do Povo da Ilha.
Os participantes nesta acção foram brindados no final com um concerto da Orquestra de Acordeões do Gabinete Coordenador de Educação Artística.

In DN, 2006-02-13

Nenhum comentário: