terça-feira, março 21, 2006

ENCONTRO REPENTISTA/AO DESAFIO- V EXPOSIÇÃO REGIONAL DO LIMÃO


Nos dias 13 e 14 de Maio de 2006, na Freguesia da Ilha, Concelho de Santana terá lugar a V Exposição Regional do Limão, e nesta edição está integrado um Encontro Repentista/ Ao Desafio.

A V Exposição Regional do Limão pretende reforçar o seu papel na preservação e valorização dos hábitos e usos tradicionais. Sendo assim, no dia 14 de Maio terá lugar o Encontro Repentista/ Ao Desafio onde se pretende reunir representantes das diversas localidades da nossa Região para que possam dar o seu contributo neste encontro.

A participação de cada grupo terá a duração de cerca de 10min e a organização garante acompanhamento musical para os grupos que não disponham de suporte musical.
Perde-se no tempo algumas formas musicais A Mourisca, o Xaramba, o Bailinho, os Cantos Religiosos e as Cantigas de Roda.

As variantes orais, continuam a ter no dia de hoje lugar nos arraiais e nos convívios, e contamos que a V Exposição Regional do Limão possa ser palco do exemplo na valorização dos repentistas e dos seus saberes.

Importa cada vez mais preservar a identidade cultural dos povos e essencialmente das gerações passadas. A identidade cultural do povo madeirense deve ser mantida e o Encontro Repentista/ Ao Desafio é um esforço que certamente contribuirá para preservar ao longo das gerações os saberes e vivências do nosso povo, no que concerne à musica por intuição e ao canto por improviso. As inscrições devem ser efectuadas até ao dia 28 de Abril de 2006. Gratos pela colaboração.

Contactos/ Inscrições e esclarecimentos:
Tel: 291572026 / 962488561/ 291573411Fax: 291573801/ 291573411


e-mail: casapovoilha@mail.telepac.pt
Página: www.casadopovodailha.com

Blog: http://casapovoilha.blogspot.com

Nenhum comentário: