sábado, março 18, 2006

Limão e Broa de Mel


Quer ficar a saber mais sobre o limão? Propomos que de amanhã até domingo visite a Ilha e veja a IV Exposição sobre esse citrino. Autarquia e casa do povo locais promovem a iniciativa onde o duo Broa de Mel, ao actuar às 18h00 do último dia, é a atracção.
«É segunda vez que actuamos na Ilha. A primeira foi uma surpresa com o público a reagir muito bem com o nosso reportório ao vivo. E é com muita alegria que aceitámos este convite» são as palavras de Maria José que com José Carlos forma o Broa de Mel, duo que se tornou conhecido a partir de 1982 no Festival RTP da Canção. «Temos conseguido, ao fim de mais de vinte anos, manter um público fiel ao nosso reportório. E isso tem-nos dado grande força para continuarmos», admite.
Entre as surpresas que o duo irá apresenta está "Maria Madalena". «Esta canção tem sido uma surpresa pelo carinho e aceitação que tem tido do público. E também "Não Pesar", uma balada romântica que as pessoas gostam muito, para além de "Passear Contigo» entre tantas outras » revela Maria José que ao lado de José Carlos convida «o público para o espectáculo dos Broa de Mel».
A abertura da IV Exposição Regional do Limão realiza-se amanhã às 17h00, com a presença do secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais. Seguem-se a entrega de Certificados do Curso de Tela, realizado pela Casa do Povo da Ilha; a apresentação das conclusões da Iniciativa Jovem - Grupo Informal de Jovens "De Boca em Boca de Geração - Literatura Oral e Tradicional; lançamento do "Manual da Cultura do Limoeiro em Modo de Produção Biológica", editado pela Junta de Freguesia da Ilha e ainda uma conferência versando a cultura, aspecto paisagístico e a tradição gastronómica do citrino. Seguem-se, pelas 20h30, momentos musicais pela Associação Flores de Maio e por formações de despique.
Um concurso infantil de desenho sobre o limão, concurso e passeio a pé (Achada do Teixeira/Pico Ruivo/Ilha) são as acções previstas para sábado. Enquanto no domingo, para além do duo Broa de Mel, há um desfile sobre o limão pela Geringonça, prosseguindo o programa com os grupos das casas do povo da Ilha, S. Roque do Faial, Santana, Arco de S. Jorge, Associação Desportiva e Cultural do Faial e ainda magia e malabarismo por Rui Texas e Duarte Faia, respectivamente... se calhar, também sobre o limão.
Enfim... motivos mais que suficientes para que se divirta e que, também, fique a saber mais sobre o citrino da... Ilha.

In Dn, 2005-03-21

Nenhum comentário: